quarta-feira, agosto 12, 2015

Waffles para dias corridos

English version

Waffles

Meus dias tem sido bem puxados, muita coisa para aprender em pouquíssimo tempo – não tenho cozinhado quase nada e nem lembro mais quando fiz alguma coisa de baking (fiz mousse de chocolate para o almoço de domingo passado, vá lá). :) A louca rotina não deve durar eternamente, e enquanto dura vou tentar não deixar interferir com os posts aqui no blog, mas não vou prometer – espero que vocês que me leem há tanto tempo continuem por aqui e não abandonem o barco. :)

Fiz estes waffles umas semanas atrás para acompanhar um episódio de “Hannibal” (eu sou louca o suficiente para comer enquanto assiste ao seriado) depois de ver a Ana falando maravilhas deles no FB do blog dela, e eles ficaram realmente excelentes: crocantes por fora, macios por dentro, perfumados de baunilha, estes waffles são deliciosos e a boa notícia é que a massa é facílima de fazer e pode ser guardada na geladeira de um dia para o outro em um recipiente hermético – se vocês andam correndo feito eu, esta receita vai ficar permanentemente pendurada na porta da geladeira, tenho certeza.

Waffles
do lindo Falling Cloudberries: A World of Family Recipes

- xícara medidora de 240ml

2 ovos, claras e gemas separadas
1 pitada de sal
1/3 xícara (67g) de açúcar cristal
½ colher (chá) de extrato de baunilha
4 ½ colheres (sopa) - 63g - de manteiga sem sal, derretida e fria
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
¾ xícara (180ml) de leite integral, temperatura ambiente

Em uma tigelinha, bata as claras e o sal até que elas fiquem fofinhas e formem picos suaves. Reserve.
Em uma tigela grande, misture as gemas, o açúcar e a baunilha com um batedor de arame até obter um creme espesso, como uma gemada. Junte a manteiga, misture, e então incorpore a farinha e o fermento (a massa ficará espessa). Acrescente o leite, misture, e então incorpore as claras em neve misturando gentilmente, de baixo para cima.

Aqueça a máquina de waffle. Adicione cerca de 1/3 xícara de massa por waffle, feche e cozinhe seguindo as instruções do fabricante, até que os waffles fiquem dourados. Sirva imediatamente.

Rend.: cerca de 6 waffles

7 comentários:

Su Delícia disse...

Taaooo booommm!!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Adoro waffles.
Tenho que comprar novamente uma máquina que a minha foi-se à 5 anos na "piscina" que tivemos em casa. :-S

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Patricia Luck disse...

Bom saber do seu novo emprego! E abandonar o barco? Jamais! Um barco delicioso desses e com estoque de comida praticamente infinito (receitas antigas a serem feitas estão na casa das dezenas)! Take your time!
Ganhei uma máquina de waffle da minha mãe há algum tempo, mas eu não me acertava com a bichinha de jeito nenhum: li manuais e dicas, troquei a receita da massa inúmeras vezes. Decidi aposentar a máquina. Quando minha mãe veio me visitar há alguns meses, desenterrou a dita cuja do fundo do armário (e ficou chateada por eu não estar usando). Ela tentou daqui, tentou dali...e jogou a máquina no lixo! kkkkk
Com certeza devia ser a baixa qualidade da máquina a responsável por waffles horrorosos, já que minha irmã tem uma que assa maravilhosamente bem. Vou passar a receita pra ela.

Bjs e obrigada por compartilhar!

Unknown disse...

Hum que aspecto maravilhoso! tenho mesmo de comprar uma maquina de waffles!

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty ! Amei esses waffles ! Bem fáceis e estão tão fofos ... Acho que preciso fazê-los logo, logo ... :) Bjs

Unknown disse...

Oláa. Então não tenho a máquina. Com essa receita dá pra fazer na frigideira?

Patricia Scarpin disse...

Paty, querida, que delícia ler esse seu comentário! Quanto carinho, obrigada!
Espero que os outros leitores pensem como vc. :)
xoxo

Unknown, não dá certo na frigideira, não - se quiser usar a frigideira, faça as panquecas de buttermilk que tem aqui no blog, são deliciosas!