terça-feira, julho 07, 2015

Bolo de laranja e alecrim e pequenas esperanças

English version

Orange and rosemary cake / Bolo de laranja e alecrim

Muito se diz sobre as pequenas alegrias da vida, mas hoje me peguei pensando nas pequenas esperanças: coisinhas que fazemos para que o dia (ou a semana, ou o mês) melhore.

Entrei em uma loja hoje procurando por um produto que torne o meu cabelo mais brilhante e macio sem deixá-lo grudado na cabeça (quem tem cabelo oleoso aí sabe do que estou falando). Sei que pode parecer tolice ou até mesmo vaidade, mas foi um gesto pequeno para tornar o meu dia mais doce – quando se passam meses procurando por um trabalho novo sem sucesso são as pequenas coisas que nos dão força combinadas ao apoio das pessoas que amamos. É calçar um par de meias fofinhas num dia frio, descobrir um bom seriado de TV, cantar no chuveiro, preparar uma comidinha gostosa com o que se encontrou na geladeira ou tirar um belo bolo do forno – nos dias em que a frustração me pega de jeito evito quaisquer outras coisas que possam me desanimar: estes são os dias para as receitas que eu já sei que funcionam, quando preciso de um sucesso para levantar o astral (nada de tentar algo novo que possa sair murcho do forno, não mesmo).

Num destes dias fiz o meu atual bolo favorito, o úmido e delicioso bolo de limão siciliano e tomilho do Nigel Slater, mas troquei o limão e o tomilho por laranja e alecrim (lembram que lhes disse que tentaria ser mais corajosa no uso do alecrim?). A combinação de sabores funcionou lindamente em forma de bolo como funcionara nos biscoitos e o dia estava salvo novamente.

Bolo de laranja e alecrim
um nadinha adaptado do sempre fantástico Nigel Slater

Bolo:
100g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
100g de farinha de amêndoa
2 colheres (chá) de folhas de alecrim fresco – aperte-as na colher na hora de medir
200g de açúcar cristal
200g de manteiga sem sal, amolecida
raspas da casca de 2 laranjas médias
4 ovos
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Calda:
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
o suco das 2 laranjas usadas no bolo
1 colher (chá) de folhas de alecrim fresco - aperte-as na colher na hora de medir

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês de 900g, forre-a com papel manteiga e unte o papel também.
Bolo: em uma tigela média, peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal, e então misture a farinha de amêndoa. Reserve.
Usando um pilãozinho, soque as folhas de alecrim com parte do açúcar até moê-las completamente e o açúcar ficar verdinho e perfumado. Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar aromatizado, o restante do açúcar e as raspas de laranja até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Acrescente a baunilha. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos aos poucos.
Transfira a massa para a forma preparada e asse por cerca de 45 minutos, ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).

Quando o bolo estiver quase pronto, faça a calda: em uma panelinha, junte o açúcar e o suco de laranja. Leve ao fogo médio, mexendo, até o açúcar dissolver. Junte as folhas de alecrim e ferva por 1 minuto. Retire do fogo (antes de despejar a calda no bolo, retire as folhinhas de alecrim).

Assim que o bolo sair do forno faça furinhos em toda a sua extensão usando um palito de dentes. Aos poucos, despeje a calda sobre o bolo, aguardando cada porção ser absorvida antes de derramar mais calda. Deixe esfriar completamente antes de desenformar e servir.

Rend.: 6-8 porções

11 comentários:

  1. Pati, o bolo está com uma cara ótima! Nunca fiz nenhum doce com alecrim.

    Sobre o cabelo, minhas irmãs e eu usamos o shampoo Controle de Oleosidade da Natura, depois lavamos com outro shampoo (que pode ser daquele tipo leitoso) e passamos condicionador, daí mesmo passando máscara ou outros produtinhos fica bem leve o cabelo :)
    O meu é um pouco oleoso, mas o da minha irmã é bastante e esse shampoo ajudou mto!

    Espero que seu dia a dia tenha muitos desses momentos doces <3

    Beijos!
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Minha avó usava uma máscara de suco de tomate natural para reduzir a oleosidade e hidratar. Funcionava bem pra ela.
    Um abraço quentinho pra você e que as pequenas esperanças se multipliquem.

    ResponderExcluir
  3. Adoro a maneira como escreve! tão acolhedora quanto esse perfumado bolo! Espero que em breve venha dar cursos aqui no RJ. Adoro o blog!

    ResponderExcluir
  4. Belo bolo. Ficou com um aspecto lindíssimo.
    Já usei hortelã no bolo mas alecrim não.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/bolo-de-melao-e-coco.html

    ResponderExcluir
  5. Alessandra12:31 PM

    Patrícia, é isso mesmo! São pequenas coisas que fazem nosso dia especial. São carinhos de conforto, como cheiro de bolo, como aquela plantinha que saiu um broto novo ou uma flor, lençol limpo, sorriso, abraço e tantos outros. No corre-corre, às vezes, não nos presenteamos com isso, mas são o que nos mantém no caminho.
    Todas as sextas-feiras, eu e meu marido nos sentamos e listamos os acontecimentos da semana. Às vezes parece que muita coisa ruim aconteceu mas, quando fazemos isso, sempre temos uma surpresa boa. Vale a pena fazer!
    Quanto ao seu cabelo, já usou a Ampola de Broto de Bambu Só Cosméticos? Custa bem pouquinho também mas faz um grande efeito.
    Que você tenha uma semana de luz. Bjs

    Alessandra

    ResponderExcluir
  6. Querida Alessandra, obrigada pelo carinho!
    Não conheço o produto, vou procurar.
    Bj!

    ResponderExcluir
  7. Larissa Azevedo7:27 PM

    Amei fazer esse bolo! Incrivelmente fofinho e o sabor é incrível. Acho que um pouquinho de gengibre na calda ia combinar, na próxima farei isso! Obrigada por adoçar o meu dia. =)

    ResponderExcluir
  8. Larissa, obrigada a você por vir aqui me contar o resultado, adorei saber que você curtiu a receita e amei a ideia de usar gengibre, hum!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá,no lugar da folha de alecrim posso por alecrim seco trituradinho?

    ResponderExcluir
  10. Oi, Amanda - não vai ficar gostoso. Alecrim seco é muito forte.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!