domingo, dezembro 07, 2014

Picolés de gingerbread

English version

Gingerbread popsicles / Picolés de gingerbread

Sempre reclamo do clima aqui na época do Natal: é quente demais – ano passado foi bem desconfortável com aqueles dias de 39°C –, é difícil cozinhar e ligar o forno (esqueçam abrir massa de biscoito com o rolo, por exemplo), e tudo o que quero é fazer nada o dia todo com uma cerveja ou uma taça de espumante bem gelado por perto.

Outro dia, de repente, me toquei de que em vez de reclamar eu deveria tirar vantagem do calor e incorporá-lo às comidinhas de Natal: picolés são deliciosos e ótimos para o verão e estes são cheios de especiarias, tem um toque de mel e açúcar mascavo e são bem cremosos.

[lembrei agora de minha amiga C.: carioca, ela diz que quando vê alguém pedindo picolé cremoso na praia já sabe de cara que se trata de paulistano]. :D

Serei honesta com vocês e admitirei que passou pela minha cabeça dar um banho de chocolate nos picolés para deixá-los ainda mais irresistíveis, mas o dia estava lindo e eu preferi dar uma volta pedalando por aí – não lhes contei, mas aprendi a andar de bicicleta logo depois de completar trinta e seis anos. \0/

Picolés de gingerbread
um tiquinho adaptado da sempre ótima revista Delicious Australia

- xícara medidora de 240ml

185ml de leite integral
185ml de creme de leite
3 gemas
1/3 xícara (58g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
2 colheres (sopa) de mel
½ colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1/8 colher (chá) de cravo em pó
¼ colher (chá) de noz moscada ralada na hora
1 pitada de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Aqueça o leite e o creme de leite em uma panela pequena até que bolhas comecem a se formar nas extremidades. Em uma tigela média, usando um batedor de arame, misture as gemas, o açúcar, o mel, as especiarias, o sal e a baunilha até incorporar tudo. Aos poucos, despeje o leite sobre a mistura, mexendo sempre. Despeje a mistura de volta na panela e leve ao fogo médio-baixo, mexendo sempre, até engrossar ligeiramente e parecer uma espécie de mingau – a temperatura do creme deve ser de 76 a 79°C e ele deve cobrir as costas da colher de pau. Não deixe ferver.

Passe o creme por uma peneira e deixe esfriar. Divida entre seis forminhas de picolé com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada - a minha é essa. Leve ao freezer por 40 minutos e então espete um palito de picolé em cada molde. Volte ao freezer por mais 4 horas ou de um dia para o outro para firmar bem.

Rend.: 6 unidades

6 comentários:

Sabrina Romano disse...

Até fora da cozinha (e do netflix!)você é um estímulo; o Ebraim adora andar de bicicleta pela cidade, mas ainda acho isso coisa para profissional... E esses picolés sabor natal; sacanagem pura!!! 8o

Ni disse...

Amei a ideia do picolé! Vou tentar fazer!!!
Ni

Sarah Abreu disse...

Que lindos!!! E essa fôrma de picolé é linda! Vou experimentar!

E parabéns pela conquista de andar de bicicleta!!! Eu adoro, mas ainda é difícil ter companhia e vencer a preguiça de pedalar sozinha, marido não gosta.

Amo seus quitutes o ano todo, mas fico mais apaixonada nessa época!

Beijocas e um lindo dezembro pra você!!!

Brazilmt04 disse...

Olá. Não me importo de ser identificada como paulistana em terras cariocas kkkk Só gosto de sorvete cremosinho kkkk
Patrícia, esta mesma receita serve para colocar na máquina de sorvete ao invés de fazer picolés? Abr.,

Lívia disse...

Olá!!

Primeiro de tudo, ADORO muito teu blog. Embora só tenha feito 2 receitas (cookies d chocolate e pão doce), tenho vontade de fazer muito mais. Pena que não tem quase ninguém pra comer doces por aqui :~~

Queria fazer as panquecas de buttermilk, mas fiquei meio confusa...

Os ingredientes listam 150 ml de buttermilk, mas na explicação ao final vc diz pra usar todo o conteúdo da xícara, que tem 240 ml... Como assim?

E outra coisa, essa dica, com essas medidas, valem pra qualquer outra receita de buttermilk?

é que nunca usei nas receitas, e vc já é expert nesses ingredientes norte americanos ;)

Patricia Scarpin disse...

Meninas, obrigada pelos comentários!

Brazilmt04, dá sim - aliás, a receita original era de gingerbread ice cream, eu é que optei por fazer os picolés.

Lívia, eu dei a medida para obter uma xícara de buttermilk, caso queira fazer menos é só reduzir de acordo. Esse buttermilk pode ser usado em qualquer outra receita, sim.