segunda-feira, dezembro 02, 2013

Estrelinhas de gingerbread porque o Natal está chegando

English version

Gingerbread stars / Estrelinhas de gingerbread

Uma das coisas que mais ouço hoje em dia é que o tempo voa e concordo plenamente – dezembro já chegou, por incrível que pareça; é hora de montar a árvore de Natal, comprar presentes para as pessoas queridas e começar a pensar na comida – como ainda é muito cedo para o peru comecei por estas estrelinhas fofas e deliciosas. :)

Geralmente fujo de biscoitos do tipo cut out nesta época do ano por causa do calor infernal, mas dias atrás o sol deu uma trégua e consegui preparar as estrelinhas sem muito problema, apenas levando-as à geladeira antes de assar. Uma polvilhada de açúcar para imitar a neve e minha série de Natal começa agora (e quem busca inspiração e não quer esperar há vários posts de anos anteriores aqui). :)

Estrelinhas de gingerbread
um nadinha adaptadas do blog lindo do Mowie

130g de manteiga sem sal
4 colheres (sopa) de glucose de milho
110g de açúcar mascavo claro
1 colher (chá) de extrato de baunilha
330g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de gengibre em pó
½ colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
açúcar de confeiteiro, para polvilhar (usei impalpável)

Coloque a manteiga, o açúcar mascavo e a glucose de milho em uma panelinha e leve ao fogo médio até derreter. Deixe esfriar e junte a baunilha.
Em uma tigela grande, misture a farinha, o gengibre, a canela, o bicarbonato e o sal. Junte a mistura derretida e misture até que uma massa se forme – eu fiz isso usando a batedeira e a massa continuava esfarelando. Daí quebrei um ovo em um potinho, bati levemente com um garfo e, com a batedeira ligada em velocidade baixa, fui acrescentando o ovo aos poucos até que uma bola de massa se formou (devo ter usado metade do ovo, aproximadamente).
Divida a massa em duas partes iguais, achate-as formando discos com elas e embrulhe em filme plástico. Leve à geladeira por 2 horas.
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Abra a massa com um rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada até conseguir a espessura de 5mm. Use um cortador de biscoitos para cortar a massa e coloque os biscoitos nas formas preparadas deixando 2,5cm entre um e outro. Leve à geladeira por 10 minutos, e então asse por 10 ou até que doure ligeiramente. Deixe esfriar completamente na assadeira sobre uma gradinha, e então polvilhe generosamente com o açúcar. Junte os restinhos de massa e abra-os mais uma vez para obter mais biscoitos (reaproveite os restinhos de massa apenas uma vez já que a cada vez que abrimos a massa com o rolo mais farinha é incorporada, o que pode deixar os biscoitos duros).

Rend.: cerca de 4 dúzias usando um cortador de estrela de 5cm

14 comentários:

Sam Nicoli disse...

Melhor época do ano, se não fosse pelo calor! ;(

Lindas estrelinhas. Gingerbread é muito amor <3

valeria rezende disse...

OBA!!! Patrícia eu AMO suas séries de Natal. Todos os anos faço várias receitinhas daqui, pra presentear e pra consumo próprio(kkk), afinal temos a obrigação moral de provar tudo antes de dar pros outros, não é mesmo? ;)
Beijos!

Nívea disse...

... humm.. essas estrelinhas devem ser deliciosas! Estava justamente à procura de uma receita de biscoitinhos para presentear no Natal! Pronto: encontrei! Só que estou sem extrato de baunilha natural... onde você costuma comprar? Bjos

Anônimo disse...

Gosto muito do blog. Ja fiz varias receitas e fazem o maior sucesso!
Onde vc compra semente de papoula nao encontro em BH mas sempre vou a SP. Obrigada

Patricia Scarpin disse...

Sam, também adoro essa época e sofro horrores com o calor, querida. :D

Valeria, que bom que vc gosta! Sabe que estava até na dúvida se faria a série esse ano mesmo? Andava pensando se era realmente útil pra alguém... Vc me animou, querida.
Beijo!

Nívea, o meu é caseiro, fiz com vodca e favas há bastante tempo.

Anônimo, as minhas sementes de papoula eu trouxe de fora do Brasil.

Anônimo disse...

Olá Patrícia, leio sempre o blog mas é a primeira vez que comento.
Suas estrelas estão lindas e certamente vão agradar muito a quem recebê-las! Também faço gingerbread e esse ano decorei minha primeira árvore pós casamento, ficou linda.
Posso ser indiscreta e te penguntar onde você compra essas caixinhas que estão as estrelinhas?
Grata, beijos!
Cristiane Yumi

Patricia Scarpin disse...

Oi, Cristiane! Tudo bem?
Não é indiscrição nenhuma - eu ganhei de uma amiga há muitos anos, quando venci um evento promovido por ela em seu blog. Ela morava no Japão na época.

Bj!

Anônimo disse...

Costumo abrir massa entre dois plásticos. Assim dispenso a farinha e pode-se aproveitar a massa até o fim.

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, eu também faço isso, mas nem sempre dá certo porque o plástico marca a massa.

Anônimo disse...

Obrigada, Patricia! Eu achei lindo e como sempre faço biscoitos, queria alguns iguais. Mas Japão is soooooo far, né? Quem sabe acho algo parecido em lojas de produtos japoneses!
Beijos

Anônimo disse...

Também sou a favor da série de Natal!!
Adoraria ver aqui um bolo de frutas secas natalino. Abraços!
Essa receita eu vou fazer com certeza.

Anônimo disse...

Olá Patricia! Os seus posts são incriveis! Estava pensando no qie dar para as pessoas nesse fim de ano, e com certeza será essas estrelas de gingerbread! Patricia na receita diz que precisa de glucose de milho, será que consifo trocar por alguma outra coisa ( facil de achar em supermercado)?

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, glucose de milho é fácil de achar no supermercado, é vendida com o nome de Karo. Você pode trocar por mel.

Bubuna disse...

Eu amo seu blog, sigo a anos e vire e mexe volto quando bate uma larica. Fiz essa receita hoje e é maravilhosa! Queria dizer que assim como você, a minha massa também estava esfarelando depois de usar a batedeira, mas ao invés de colocar o ovo, juntei a massa com a mão e dei uma amassada nela. Ficou uma massa perfeita, nem precisei de ovo.

Os biscoitos ficaram crocantíssimos e perfeitos com um chai latte. Obrigada!