sexta-feira, outubro 26, 2012

Brownies de marzipã

English version

Marzipan brownies / Brownies de marzipã

Posso ser doida por doces (e este blog é prova disso) mas até mesmo eu sei que há um certo limite a ser considerado: para não acabar comendo o marzipã que sobrara dos muffins de frutas vermelhas comecei a procurar outras boas receitas para usá-lo e, depois de ler em algum lugar sobre um bolo de chocolate com marzipã – estou ficando velha e não me lembro onde foi, sinto muito – achei que brownies com marzipã seriam uma idéia fantástica; já que eu queria brownies densos e não leves como um bolo, fui direto na bíblia do chocolate da Alice Medrich, e como o meu estoque de chocolate estava bem pobrinho, usei a receita dela dos ótimos e super famosos brownies de cacau como veículo para o marzipã; um tiquinho de extrato de amêndoa, uma salpicada de amêndoas em lascas e pronto: brownies de marzipã danados de bons.

Brownies de marzipã
adaptados do maravilhoso Bittersweet: Recipes and Tales from a Life in Chocolate

- xícara medidora de 240ml

210g de manteiga sem sal
1 ¾ xícaras + 2 colheres (sopa) - 375g - de açúcar granulado
1 1/3 xícaras (120g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
¼ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de extrato de baunilha
½ colher (chá) de extrato de amêndoa
3 ovos grandes gelados
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
100g de marzipã
3 colheres (sopa) de amêndoas em lascas

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de 20x30cm, forre-a com papel alumínio deixando um pouquinho para fora da forma, formando “alças” de 5cm. Unte o papel com manteiga, mas não as “alças”. Reserve.
Coloque a manteiga em uma tigela refratária média e leve ao banho-maria até derretê-la. Acrescente o açúcar e o sal e misture bem. Em seguida, acrescente o cacau em pó e misture até obter uma massa homogênea e quente o bastante para que você queira remover a pontinha do dedo rapidamente a mergulhá-la na mistura para testar. Retire a tigela do banho-maria e deixe amornar.
Adicione a baunilha e o extrato de amêndoa e misture com uma espátula de silicone. Acrescente os ovos, um a um, mexendo vigorosamente a cada adição – quando a massa estiver espessa, brilhante e homogênea, junte a farinha e misture até que você não consiga mais ver o ingrediente na massa. Aí bata vigorosamente – dê 40 boas batidas na massa usando a espátula de silicone. Espalhe metade da massa na forma preparada e alise a superfície. Espalhe os pedacinhos de marzipã sobre a massa, cubra com a massa restante e alise a superfície. Salpique com as amêndoas.
Asse por 20-25 minutos ou até que um palito mergulhado no centro do brownie saia úmido com um pouquinho de massa. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.
Retire o brownie da assadeira com o auxílio das “alças” de papel alumínio e corte em quadradinhos. Remova o papel com cuidado, pois estes brownies são bem úmidos.

Rend.: 24 unidades

7 comentários:

Fê Dayrell disse...

Araaaaaaaaaaasoooooooooooooou!!!
bjo

Petiscos e Miminhos disse...

eu adoro marzipan:), tenho de experimentar esta receira!
http://petiscosemiminhos.blogspot.pt/

Ju e Júlio disse...

Patrícia, já sou fã do seu blog.
Pergunta: aquela colher medidora de cookies não encontramos em site no Brasil? O dólar não esta muito bom para comprinhas...
Obrigada

Anônimo disse...

ooi, onde vc comprou esse estande de bolo?

Chef de Algibeira disse...

Que maravilha que devem ser esses brownies.. E marciana nunca fiz mas vou experimentar porque se parece muito com um doce do Algarve que temos cá em Portugal... :)))))
Um beijinho e bom fim de semana

Vanderleia disse...

Oi Patricia, você sabe que entrei na blogsfera por sua causa né.Sou tão sua fã que minha primeira receita em meu blog foram seus cookies gigantes de chocolate.Hoje comemoro seis meses de blog e venho aqui para ver essa maravilha de brownie que certamente farei.Quando fizer venho te contar como ficou.Beijos querida e obrigada por me inspirar à voltar a ter prazer em cozinhar.Tenha um lindo final de semana.

Patricia Scarpin disse...

Ju e Júlio, nunca vi aqui pra vender. :(

Anônimo, Na Tok&Stok.