domingo, setembro 30, 2012

Bolinhos de chocolate branco com calda de caramelo

English version

Toffee-glazed white chocolate mud cakes / Bolinhos de chocolate branco com calda de caramelo

Minhas férias chegaram ao fim e volto ao trabalho amanhã de manhã; ainda tenho algumas coisinhas para organizar em casa, por isso o post é rápido com uma receita igualmente rápida (apesar das etapas) e é tão deliciosa que certamente me fará sorrir, até mesmo agora que não me lembro mais o que é acordar cedinho. :D

Bolinhos de chocolate branco com calda de caramelo
da sempre deliciosa e ah, tão linda Donna Hay Magazine

- xícara medidora de 240ml

Bolinhos:
200g de manteiga sem sal, picada
200g de chocolate branco, picadinhos
1 xícara (175g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
2 colheres (sopa) de água
1 ½ colheres (sopa) de glucose de milho
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 ovos
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo, peneirada
1/2 xícara + 1 colher (sopa) - 58g - de farinha de amêndoa

Calda de caramelo:
2 xícaras (400g) de açúcar cristal
½ xícara (120ml) de água
2/3 xícara (150g) de manteiga sem sal
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga 6 forminhas de muffin ou mini bolo com capacidade para 1 ¼ xícaras (300ml) de massa.
Coloque a manteiga, o chocolate branco, o açúcar, a água, a glucose de milho e a baunilha em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo, mexendo, até derreter. Retire do fogo e deixe esfriar por 10 minutos.
Junte os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição. Junte a farinha de trigo e a farinha de amêndoa e misture. Despeje a massa nas forminhas preparadas e asse por 30-35 minutos ou até que os bolinhos cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar nas forminhas, sobre uma gradinha, por 10 minutos e então desenforme com cuidado. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente. Transfira para os pratinhos de servir.
Calda: coloque o açúcar e a água em uma panela média e leve ao fogo baixo, mexendo somente até dissolver o açúcar. Aumente para o fogo alto e cozinhe, sem mexer (somente gire a panela ocasionalmente) até obter um caramelo (cerca de 8 minutos). Retire do fogo e imediatamente acrescente a manteiga e o creme de leite – cuidado pois o caramelo vai espirrar. Mexa até homogeneizar. Despeje sobre os bolinhos e deixe firmar antes de servir. Transfira a calda restante para uma tigelinha ou molheira e sirva com os bolinhos (se a calda endurecer, coloque a tigelinha em uma panela com água bem quente e mexa para derreter novamente).

Rend.: 6 bolinhos – fiz ¾ da receita acima usando formas com capacidade para ¾ xícara e consegui 8 bolinhos; fiz metade da receita de caramelo e foi mais do que suficiente para cobrir todos os bolinhos

5 comentários:

Quéroul disse...

vim olhar a receita por causa do caramelo, e quase chorei quando vi o produto final.
não fosse o tanto de ingrediente que não tem aqui nesse momento, estaria eu ali feliz da vida girando a panelinha de açúcar.

que coisa mais bonita, Pati. uma fronta, eu diria.
=***

Fernanda Amarante disse...

Jesus, Pat, que coisa linda. Vou guardar meus comprimidos de lactase pra gastar só com esse bolinho, fantástico!

Anônimo disse...

Oi, Patricia! Esse bolinho tem um aspecto muiiiito bom. Já fiz 4x a receita do seu cupcake de chocolate branco com cobertura de morango e quero variar com outras 3 receitas que levam chocolate branco na massa, sendo esta uma delas e onde reside minha dúvida: não leva mesmo fermento? E o açucar mascavo não deixa um gosto forte, se sobressaindo ao chocolate? Um grande abraço e obrigada.
Rose

Patricia Scarpin disse...

Oi, Rose, tudo bem?
Estes bolinhos não levam mesmo fermento. Pode fazer sem medo. Eu uso o açúcar mascavo Mãe Terra, que é mais claro do que outras marcas.
Bj!

Anônimo disse...

Oi, Patrícia!! Obrigada pela resposta. Vou fazê-lo em breve. Esta semana fiz o bolo fudge de baunilha e chocolate branco e meu marido adorou. E eu também, é claro!! :-)
Bj
Rose

Related Posts with Thumbnails