quarta-feira, junho 06, 2012

Pão de azeite + "Jogos Vorazes"

English version

Olive oil bread / Pão de azeite

Há alguns meses eu lhes perguntei sobre a trilogia de “Jogos Vorazes” e hoje venho lhes contar que estou viciada nos livros! Por sugestão de algumas leitoras comecei por “The Hunger Games” mesmo tendo assistido ao filme e adorei o livro – meu amor pelo filme cresceu ainda mais. Ontem à noite comecei a ler “Catching Fire” e a única razão pela qual deixei o livro de lado é porque tenho que trabalhar. :D Suzanne Collins me hipnotizou da mesma maneira que Stieg Larsson ano passado.

Ótimas sugestões são sempre bem-vindas e foi por isso que preparei este pão há algumas semanas: a minha querida amiga Ana já me dissera que esta receita era fácil e que o resultado era saboroso e depois de provar uma fatia do pão dela tive certeza de que o faria também – foi difícil não comer ambos os pães em questão de poucas horas. :)

Pão de azeite
do lindíssimo Falling Cloudberries: A World of Family Recipes

- xícara medidora de 240ml

5g de fermento biológico seco (ou 14g do fresco)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar cristal
1 xícara (240ml) de água morna
2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo, mais se for necessário
1 ½ colheres (chá) de sal
¾ xícara de azeitonas verdes picadinhas – meça depois de picar

Coloque o fermento em uma tigela grande e junte o azeite, o açúcar e a água e misture com um garfo. Reserve por 5 minutos ou até que a mistura borbulhe.
Junte a farinha e o sal e misture para formar uma massa. Transfira para uma superfície e sove por aproximadamente 10 minutos ou até que massa fique homogênea e elástica – usei a Kitchen Aid para isso.
Unte a tigela levemente com óleo ou azeite e volte a massa para a tigela. Cubra com filme plástico e deixe em um cantinho morno e livre de correntes de ar até que a massa dobre de volume, 1 ½ a 2 horas.
Dê um soquinho na massa para retirar o ar, retire da tigela e divida em duas partes iguais. Coloque metade das azeitonas em cada porção de massa e forme um baguette com cada uma delas. Transfira as baguettes para uma assadeira grande, de beiradas baixas, forrada com papel alumínio. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente, 20-30 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 220°C/425°F.
Asse os pães por cerca de 30 minutos ou até que dourem tanto na superfície quanto na parte inferior – o pão deve emitir um som de oco ao se dar um soquinho na parte inferior do filão com os nós dos dedos.

Rend.: 2 pães

12 comentários:

Anônimo disse...

O pão está lindo.. e deve ter ficado tudo de bom.. adoro azeite. Adorei seu espaço.. suas imagens é de um bom gosto maravilhoso. Parabéns.

Biessa disse...

Invejei! Amo azeite e azeitonas. Mas tenho uma preguiiiiça de fazer pão =(

Viviane Moreira disse...

Amo fazer pão e sempre tento uma receita nova e essa eu vou tentar com certeza!
Primeira vez comentando aqui mas te acompanho sempre!
Bjsss no coração
Vi

Unknown disse...

Ah, quando você chegar no terceiro livro, vai te dar um bode, por causa da história e por saber que está acabando. Mas é delicia, né?
Pão com cara de gostooooso... hummm

Ana Elisa Granziera disse...

Iêeei!
Assim que é bom: você me tirou o bode dos biscoitos, e eu vou conseguir tirar seu bode da Tessa Kyros. ;)
Ficaram lindões os pães, hein?!

Bjs

Anônimo disse...

Fantástico esse pão Patrícia - vou levando a receita. :)

Eli

Fatima disse...

Olá Patricia,

O seu blog é ótimo! Adoro suas receitas e as lindas fotos que as acompanham.
Eu adoraria fazer um pãozinho em casa, e esse me pareceu maravilhoso.
É possível preparar esse pão à noite e deixar crescendo para assar pela manhã?
Bjos,

Fátima

Vera disse...

olá,
adoro fazer pão...ainda no fim de semana passado fiz uns maravilhosos pãezinhos com azeitonas, que também publiquei no meu blogue!!os teus estão lindos =) Apetecia-me um kom manteiguinhaaaa

Neyara disse...

Tu gostaste de The Hunger Games? Que legal! Eu adorei também. E esse pão, hein? Agora que realizei o sonho da KA própria, a casa tá igual a uma padaria. Vou testar essa e te falo.
Beijos

Valentina disse...

Pat, sabe que esqueci The Hunger Games em casa. Agora tenho que esperar até o dia 18 para retomar a minha leitura. Bem gripping.Este pão tem ótima pinta. Adoro a TK e confesso ter me desapontado com poucas coisas dela. E dica da Ana não dá para ser ignorada. Bjocas e fica bem amiga.xx

Marina disse...

O pão pareceu tão fácil, tão gostoso, que resolvi tentar!

Não me decepcionei. Ficaram deliciosos. Uma delícia para comer uma fatia quentinha com manteiga. Ficou meio crocante por fora, e tão macio por dentro! Nota dez *-*

Patricia Scarpin disse...

Fátima, a noite toda é muito tempo.
Bj!

Neyara, querida, tô adorando a trilogia. E morri de rir com o "sonho da KA própria" - vc vai viciar na bichinha, tenho certeza!
Beijão!

Marina, que notícia fantástica, adorei saber que a receita deu certo para você!
Beijo e obrigada por vir aqui me contar!