quinta-feira, junho 28, 2012

Pandowdy de pêra e framboesa com um toque de gengibre

English version

Gingered pear and raspberry pandowdy / Pandowdy de pêra e framboesa com um toque de gengibre

Apesar de amar sua primeira colaboração cinematográfica, não sou fã nem de Burton nem de Depp (tanto juntos quanto separados). Burton não é o tipo de diretor que admiro e acho Depp limitado demais como ator – optar pelo papel do esquisito não necessariamente significa talento. Para piorar, eles assassinaram um dos filmes mais importantes de minha infância. Dito isso, vocês têm de saber o quanto adorei “Sombras da Noite” – ri tanto que saí renovada do cinema. Não sei se porque depois do horroroso “Alice no País das Maravilhas” eu não tinha expectativa nenhuma sobre o trabalho novo de Burton achei o roteiro engraçado e espirituoso e Depp está absolutamente fantástico como Barnabas – sua performance vai muito além de toda aquela maquiagem e dá pra perceber o quanto ele está se divertindo encarnando o vampiro. Eva Green, uma atriz que nunca imaginei ter um timing tão bom para comédia, está magnífica. A única coisa de que não gostei em “Sombras da Noite” Foi Chloe Moretz – ela tem apenas 15 anos e faz tanta força para ser uma femme fatale, com todos aqueles olhares lânguidos, o cabelão e biquinhos mil... Nada bom. Ainda assim, vale muito a pena ver o filme – rir tanto em uma segunda-feira foi mesmo um ótimo jeito de começar a semana. :D

***
Crumbles são a minha sobremesa favorita e por isso todas as variações de sobremesas quentinhas envolvendo frutas têm a minha pronta atenção: depois do pandowdy de maçã, já era hora de experimentar outra versão deste doce delicioso – as pêras e framboesas ficaram ótimas juntas e a massinha da cobertura, com toques de gengibre aqui e ali, complementou as frutas lindamente.

Pandowdy de pêra e framboesa com um toque de gengibre
do fabuloso Rustic Fruit Desserts: Crumbles, Buckles, Cobblers, Pandowdies, and More

- xícara medidora de 240ml

Recheio de frutas:
½ xícara (100g) de açúcar cristal
2 colher (sopa)s + 1 colher (chá) de amido de milho
1 pitada de sal
4 pêras grandes, descascadas, miolo e sementes removidos, fatiadas (1kg depois de preparadas)
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano
250g (2 xícaras) de framboesas, frescas ou congeladas – usei congeladas, sem descongelar antes
1 colher (sopa) de manteiga sem sal, gelada e picada em pedacinhos pequenos

Cobertura:
1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo
3 colher (sopa)s de açúcar cristal + 1 colher (sopa) extra, para polvilhar
¾ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
10 colher (sopa)s (140g) de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
1/3 xícara de gengibre cristalizado picadinho – meça depois de picar
2/3 xícara (160ml) de buttermilk gelado + 1 colher (sopa) extra, para pincelar*

Pré-aqueça o forno a 200°C – você vai assar o pandowdy na grade inferior do forno. Unte com manteiga uma forma funda de torta ou uma frigideira de ferro fundido de 22cm de diâmetro.
Recheio: em uma tigela grande, misture bem com as pontas dos dedos o açúcar, o amido e o sal. Junte as pêras e o suco de limão e misture para cobrir as frutas com os outros ingredientes. Gentilmente, misture as framboesas e então transfira o recheio para a forma/frigideira preparada. Espalhe os pedacinhos de manteiga sobre o recheio.

Cobertura: em uma tigela média, misture a farinha, as 3 colheres (sopa) de açúcar, o fermento e o sal. Junte a manteiga e misture para cobri-la com os ingredientes secos. Com as pontas dos dedos, vá misturando a manteiga com os outros ingredientes até obter uma farofa grossa, com pedacinhos de manteiga do tamanho de ervilhas graúdas. Junte o gengibre e então derrame os 2/3 xícara de buttermilk e misture apenas até umedecer os ingredientes secos - a minha massa ficou mole demais, por isso juntei 1 colher (sopa) de farinha.
Haverá ainda pedaços grandes de manteiga visíveis na massa. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e gentilmente pressione os pedaços de massa para juntá-los, pressionando para formar um círculo de 22cm. Com jeitinho, acomode a massa sobre o recheio. Pincele com 1 colher (sopa) de buttermilk e salpique com 1 colher (sopa) de açúcar.
Asse na parte inferior do forno por 30 minutos, baixe a temperatura para 180°C e asse por mais 20 minutos ou até que a massa doure e o recheio esteja borbulhando.
Deixe esfriar por 30 minutos antes de servir.

* para fazer 1 xícara de buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

Rend.: 8 porções

9 comentários:

Cheshire cat disse...

Delícia de receita!
Adoro Tim Burton, mas nunca vou perdoá-lo pelo que ele fez com minha adorada Alice. Quando vi o trailer de Sombras da Noite pensei "gente, quem ainda aguenta o Tim Burton, a mulher descabelada dele e o Johnny Depp esquisitão?" Quem sabe com essa "crítica" eu me animo.

saboracasa disse...

Que aspeto fantástico ... só de ver apetece comer

Beatriz disse...

Tenes versión en espanol ! Gracias !

Anônimo disse...

Olá, boa tarde!!!
Eu amei seu blogg.... Tudo é simplesmente maravilhoso! Parabéns! Assim que me recuperar do procedimento cirúrgico que fiz vou testar algumas de suas receitas!
Amei mesmo!!!!

Pami Sami disse...

Olá Patricia, adorei o filme, tem um tipo de humor super original!
Adorei também a tua sobremesa, confesso que não conhecia o conceito, mas já me deixei apaixonar!
Beijinho*

Joice Miyuki disse...

Patrícia,
Onde posso comprar termômetro para forno em São Paulo?
Essa sobremesa parece deliciosa...

Joice Miyuki disse...

Patrícia,
Onde posso comprar termômetro para forno em São Paulo?
Essa sobremesa parece deliciosa...

Flor disse...

Patricia, escusava de ter sido tão desagradável ao deixar aquele comentario no meu blog das comidinhas. A fotografia faz parte da receita publicada por você que eu gostei e por isso trouxe para o meu blogue como faço sempre com outros blogs. Só falhei numa coisa, referi de quem é a receita mas não escrevi onde a vi. Foi puro esquecimento. Já está lá o seu link.

Eu não ROUBO nada, simplesmente criei este blog para colocar as receitas que eu gosto e que de vez em quando experimento. O meu blog é o meu livro de receitas. Não faço disso negócio nem diversão. Se reparou ninguém pode copiar as receitas. Quem quiser copiar que vá à origem.

Não sou, nem tenho pretensões de ser blogueira de temas de cozinha.

Bom fim de semana.

Patricia Scarpin disse...

Joice, o meu comprei na Barra Doce, em Moema, faz muitos anos.
Bj!

Flor, desagradável é você usar conteúdo alheio sem dar crédito. Que bom que você não pretende ter blog de comida, pois já teria começado muito mal.