quinta-feira, junho 14, 2012

Bolo de chocolate com calda de Amaretto

English version

Amaretto glazed chocolate Bundt cake / Bolo de chocolate com calda de Amaretto

Amo música e não consigo viver sem; há muitos meses uma amiga me deu a ótima dica de baixar o Shazam no meu celular e desde então tenho usado bastante o aplicativo – antes dele, toda vez que ouvia uma música nova no rádio era um sufoco danado tentando digitar ou anotar um trecho da letra para procurar no Google depois e nem sempre a estratégia dava certo, pois quando se está dirigindo não dá para fazer tais malabarismos. :S

O aplicativo foi como cheguei a esta canção absolutamente maravilhosa, cujo clipe me deixou sem fala: não somente porque é fantástico mas também por lembrar um filme que adoro – tenho ouvido a canção sem parar nas últimas semanas. :)

***

Assim que desenformei este bolo achei que o pobrezinho parecia simples demais, sem-graça mesmo – talvez eu devesse ter usado uma forma de bolo mais bonita. Mas assim que espalhei a calda sobre o bolo as coisas ficaram mais interessantes: sua textura porosa absorveu grande parte da calda, tornando o bolo algo bem especial.

Bolo de chocolate com calda de Amaretto
um tiquinho adaptado da sempre maravilhosa Donna Hay Magazine

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
2/3 xícara (150g) de manteiga sem sal, amolecida
2/3 xícara (116g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
¾ xícara de creme azedo (sour cream)*
2 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 colheres (chá) de Amaretto
½ xícara + 1 colher (sopa) - 58g - de farinha de amêndoas
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo, peneirada
½ colher (chá) de fermento em pó, peneirado
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio, peneirado
1 pitada de sal
½ xícara (45g) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado

Calda de Amaretto:
¼ xícara (23g) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado
½ xícara (100g) de açúcar granulado
½ xícara (120ml) de água
2 colheres (sopa) de Amaretto

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga uma forma de furo central com capacidade para 8 xícaras de massa.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar mascavo até obter um creme claro e fofo. Em uma tigela média, misture bem com um garfo o creme azedo, os ovos e a baunilha.
Junte esta mistura à tigela da batedeira, seguida da farinha de amêndoas, farinha de trigo, fermento, bicarbonato de sódio, sal e cacau e bata somente até incorporar (não bata demais).
Transfira a massa para a forma preparada. Asse o bolo por 35 minutos ou até que cresça (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos e então desenforme na grade. Deixe esfriar completamente.

Prepare a calda: em uma panelinha, junte o cacau, o açúcar, a água e o Amaretto. Leve ao fogo médio até ferver. Cozinhe, mexendo (a mistura sobe quando ferve e pode derramar), por 5 minutos ou até que engrosse. Deixe esfriar completamente. Regue o bolo com a calda (servi um pouco da calda à parte pois achei que era uma quantidade muito grande para derramar sobre o bolo).

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 6-8 porções

18 comentários:

Jota disse...

Adorei o aspeto do bolo ^^
E realmente a calda deu uma outra vida, a minha gula acabou de despertar :D

Danieli disse...

Esse bolo está de babar! Delícia pura!!!!
Beijos
Dani - Nossa Cozinha
www.nossacozinhadani.blogspot.com

A Meu Gosto disse...

Uau, adorei! Comia uma fatiazinha agora :p
beijinho

Lia disse...

Uau, que bolo de chocolate fantástico! Parece intenso em chocolate e a apresentação muito bem feita!

Caio disse...

Sempre visito seu site e nunca comento! Gosto muito dos comentários sobre filmes, livros e principalmente músicas, que sou viciado!! Fiquei surpreso com a ótima Midnight City por aqui!

Vera disse...

olá,
o teu bolo é uma verdadeira tentaçãom eu adoro chocolate por isso fiquei fã....receitas de bolo de chocolate nunca são de mais heheh já anotei esta!!

Angelica disse...

Patrícia

Esses bolos de chocolate...
Amo todas suas receitas e fotos, mas esta em especial pois amo M83 e tem uma música chamada We Own the Sky que é linda !
Um grande abraço para você.

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Amo amaretto, é meu licor predileto!!!
já fiquei salivando, seus bolos são fantásticos!!!(claro, não só os bolos...)bjinhos!!!

Isadora disse...

irresistivel como tudo o que faz!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

Ana Paula disse...

Pat, será que é possível substituir o Amaretto por Baileys, estou a procura de alguma receita que possa utilizá-lo, se puder me indicar alguma outra... agradeço.
Beijos

Vanderleia disse...

Por qual bebida posso subistituir o amaretto?Já que não o tenho e quero fazer seu bolo que tá de babar.Parabéns
Vanderleia
comeresocomecar.blogsdpot.com.br

Dafne Augusto disse...

É só das uma "engordadinha" no olo que tudo fica mais interessante mesmo não é? rsrsrs
Bolo de chocolate é um clássico e um dos meus preferidos.

Um beijo

Patricia Scarpin disse...

Caio, prazer em conhecê-lo! :D
Comente mais vezes!

Angelica, querida, que música MARAVILHOSA! Não conhecia e fiquei doida por ela - não sei o que amei mais, se a música ou o vídeo. Obrigada pela dica preciosa!
Beijo!

Ana Paula, acho que sim - a receita original pedia "butterscotch liqueur", troquei por Amaretto mas diminuí a quantidade.
Beijo!

Patricia Scarpin disse...

Léia, só testando para saber.

Alexandra disse...

Olá comecei a frequentar o seu blog a pouco tempo. Estou amando engordo só de olhar acesso todos os dias desde então. Dia desses crio coragem e faço uma receita. Tenho algumas duvidas: o que é amaretto onde eu encontro que sabor tem. Será que eu encontro no mercadão de São Paulo.
Ha eu gosto muito dos seus comentarios, dicas e claro as receitas. Um abraço.

Anônimo disse...

Adorei a receitinha do sour cream caseiro e o modo que vc faz. Duvidas se fizer para ter quando precisar, na geladeira quantos dias posso guardar? Sou sua seguidora e ja fiz algumas receritas aqui sugeridas. Parabens pelo lindo blog :-) miriam bh

Patricia Scarpin disse...

Oi, Miriam - Já deixei dois dias na geladeira sem ter problema algum (bem tampadinho para não pegar gosto dos outros alimentos).
Bj e obrigada!

Rodolfod disse...

Nossa amo de mais suas dicas, obrigado por compartilhar essas maravilhas conosco.