terça-feira, junho 26, 2012

Bolo de amêndoa (Torta de Santiago) + DDL

English version

Almond cake (Tarta de Santiago) / Bolo de amêndoa (Torta de Santiago)

Há vários anos assisti a “Magnolia” depois de várias pessoas me dizerem que era o meu tipo de filme; foi uma grande decepção: mesmo com os vários prêmios e ótimo elenco – incluindo a minha amada Julianne Moore – não achei o filme tudo aquilo. Tempos depois decidi dar outra chance a Paul Thomas Anderson e assisti a “Boogie Nights”, que apesar de ter sido feito antes de “Magnolia” para mim é um filme muito superior. Gostei do filme e foi mais uma performance poderosa de Mark Wahlberg entre outras que vi até hoje. Semana passada finalmente vi “Sangue Negro” – por causa de meu amor por Daniel Day-Lewis – e caramba, ele está fantástico demais como Daniel Plainview. O filme é maravilhoso como um todo, super bem dirigido e com uma fotografia lindíssima, e a performance de Lewis é inesquecível (como outras tantas suas), mas não acho que tenha sido melhor do que o Nikolai de Viggo –e isso é a única coisa que não amei em “Sangue Negro”. :)

***
Há pouco mais de um mês fiz o bolo de amêndoa mais delicioso até entãoa receita de Tamasin Day-Lewis (que é irmã de DDL) se tornou o meu bolo de amêndoa favorito à primeira garfada. Mas a Torta de Santiago de Claudia Roden, um bolo de um livro que quero comprar o quanto antes e feito com farinha de amêndoas e quase que nada mais, me fez correr para a cozinha para experimentá-lo – e agora adoro tanto ambos que não tenho mais um bolo de amêndoa favorito – tenho dois. :D

Almond cake (Tarta de Santiago) / Bolo de amêndoa (Torta de Santiago)

Bolo de amêndoa (Torta de Santiago)
um tiquinho adaptado do Epicurious; a receita é de um livro que não vejo a hora de comprar

6 ovos grandes, claras e gemas separadas
1 pitada de sal
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 laranja
raspas da casca de 1 limão siciliano
1 colher (sopa) de Amaretto
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ¼ xícaras (225g) de farinha de amêndoas
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma redonda desmontável de 28cm de diâmetro (de preferência antiaderente)*.
Na tigela grande da batedeira, com o batedor de arame, bata as claras e o sal até que picos firmes se formem. Transfira as claras para outra tigela, lave e seque a tigela da batedeira e o batedor. Novamente usando a batedeira, bata as gemas e o açúcar cristal até obter um creme claro e homogêneo. Junte as raspas de laranja e limão, o Amaretto e a baunilha. Acrescente a farinha de amêndoas e bata bem.
Com o auxílio de uma espátula, incorpore as claras à massa, misturando de baixo para cima – a massa é bem espessa. Despeje na forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 40 minutos ou até doure e esteja firme ao toque (faça o teste do palito).
Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha, antes de desenformar.
Antes de servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro – se quiser, corte a cruz de São Tiago em um pedaço de papel manteiga e coloque no centro do bolo antes de polvilhá-lo com açúcar (eu usei um coração).

* fiz ¾ da receita acima usando uma forma de 20cm de diâmetro, com fundo removível (de alumínio comum, nada de antiaderente); forrei o fundo da forma com um círculo de papel manteiga e untei e enfarinhei o papel também.

Rend.: 10 porções

14 comentários:

Autora do Blog disse...

A avaliar pelos ingredientes, o bolo deve ser uma delicía.
Tem óptimo aspecto.

http://asvezescozinheira.blogspot.pt

p* disse...

Essa torta deliciosa que oferecem a provar nas ruas de santiago. Gosto tanto e nem acredito que agora vou poder fazer em casa. Delícia! Obrigada! :)

Vera disse...

olá,
deve ser tãoo bom este bolo. e adorei o promenor do coração, ficou muito bonito.beijos

Quéroul disse...

Sangue Negro é vida, afe! amei sobremaneira.
e Boogie Nights eu revi há relativamente pouco tempo: é incrível. filme bom toda vida. e eu que só lembrava da cena final, heh...

esse bolo tem aquele jeito de ser ruuuuim, hein? amêndoa e cítricos, coisa bonita!

Lari/Jê disse...

Por causa de uma receita sua, virei fã de farinha de amêndoas =D
Mais um bolinho pra minha lista!!! Realmente parece delicioso.

Beijos
Lari

Dave Pascht disse...

Wow!! i like that..so nice too..:)

CRISTIANE LARA disse...

Paty, tudo bem ? Que bolo mais fofo ! Adorei ! Bjs

Letrícia disse...

Ah, aquele bolo de amêndoas de que você falou no FB... nhammm! Ah, assim que li o título, pensei que você iria falar de doce de leite, e não de Daniel Day-Lewis :-P

Beijos!

Aline disse...

Estou fazendo esse bolo agora e, com 20 minutos de forno, o perfume toma conta da casa toda. Muito aromático; estou torcendo para que a textura fique tão boa quanto o cheiro! Obrigada pela receita.

Patricia Scarpin disse...

Paula, que notícia boa, menina! Depois me conta se fizer? Bjs!

Aline, esperoque goste! Bj!

Vivian Luiz Coco - Temperaria disse...

Patricia, eu adoreeeei essa receita, parece muito boa mesmo! Vou experimentar!
Eu adoro Sangue Negro! Os outros que voce mencionou eu ainda nao vi... Beijos!

Anônimo disse...

Aiaiaiai, vc é demais!!! Cheguei da Espanha a uma semana, sonhando com aquele bolo delicioso que comia no café da manhã, dois pedaços porque meu marido já me olhava de cara feia...! Na minha dispensa mais de um quilo de farinha de amêndoas sem destinação. Pensei, vou lá no melhor blog, vou procurar por bolo de amêndoas... não lembrava o nome. Eis que o encontro, perfeito!!! O nome me veio a lembrança!! Amanhã irei fazê-lo, graças a vc!!!! Obrigada!!!! Ana Clara/Brasília

Patricia Scarpin disse...

Ana Clara, espero que vc goste do bolo, eu adoro essa receita. Beijo!

Unknown disse...

Vou fazer! Depois conto como ficou 👍