quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Torta de escarola e salame

English version

Escarole and salami tart / Torta de escarola e salame

Algo que venho tentando fazer com mais freqüência é levar meu almoço para o trabalho – comer fora se torna mais caro a cada dia enquanto o sabor e a qualidade da comida despencam no mesmo ritmo.

Esta torta pode parecer trabalhosa – preparar a massa em casa! – mas acreditem, não é: vocês só precisam se planejar. Usem a criatividade no recheio: o original era uma mistura de espinafre e presunto, mas eu quis usar o que tinha na geladeira. E já que a torta é deliciosa tanto quente quanto em temperatura ambiente levei o que sobrou pro trabalho, para o meu almoço – porém, confesso, eu queria mesmo era ter almoçado em outro lugar. ;)

Torta de escarola e salame
adaptada do lindo e delicioso Jamie at Home: Cook Your Way to the Good Life

- xícara medidora de 240ml

Massa:
250g de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
30g de parmesão ralado na hora
sal
1 ovo grande, de preferência orgânico, ligeiramente batido com um garfo
cerca de 1 colher (chá) de leite, mais se necessário

Recheio:
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
½ colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande em fatias finas
1 dente de alho bem picadinho
300g de escarola, picada grosseiramente
alguns raminhos de tomilho fresco, folhas removidas dos cabinhos
sal e pimenta do reino moída na hora
1 xícara de crème fraîche – usei creme azedo (sour cream) caseiro*
30g de parmesão ralado na hora + um pouquinho extra para polvilhar
2 ovos grandes, de preferência orgânicos
100g de salame em fatias finas

Prepare a massa: coloque a farinha, a manteiga, o parmesão e uma pitada generosa de sal no processador de alimentos e pulse por 10-15 segundos ou até obter uma farofa grossa. Acrescente o ovo e o leite, pulsando novamente até que uma massa se forme. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e junte-a com as mãos até formar um disco (não sove a massa). Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.
Unte levemente com manteiga uma forma rasa de 33x23cm. Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga levemente enfarinhadas até obter um retângulo 35x25cm. Forre a forma com a massa deixando uma sobra de 1cm. Aperte a sobre de massa com as pontas dos dedos para fazer uma espécie de borda – isso vai deixar a torta mais bonita e também evitar que a massa encolha ao assar; além disso, você não vai precisar encher a massa com feijões ou pesinhos na hora de pré-assar. Faça furinhos em toda a extensão da massa com um garfo e leve ao freezer por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 190°C.
Prepare o recheio: aqueça a manteiga e o azeite em uma frigideira bem grande, junte as cebolas e uma pitada de sal e refogue-as em fogo baixo, mexendo ocasionalmente, até que fiquem macias – não deixe que dourem.
Aumente o fogo, junte o alho, a escarola (em etapas se a sua panela não for grande o bastante) e o tomilho. Tempere levemente e misture bem. Retire a panela do fogo assim que a escarola murchar – isso vai acontecer rapidamente. Reserve.
Coloque o crème fraîche (ou o creme azedo) numa tigela, junte o parmesão, os ovos, sal e pimenta e misture bem. Reserve.
Retire a assadeira do freezer e asse a massa no forno pré-aquecido por 10-12 minutos ou até que ela doure levemente – assar a massa antes de colocar o recheio vai evitar que umidade deste empape a massa.
Retire a assadeira do forno e espalhe a escarola sobre a massa. Arrume as rodelas de salame sobre a escarola e então espalhe a mistura de crème fraîche sobre o recheio, espalhando com as costas de uma colher. Polvilhe generosamente com parmesão ralado.
Asse por 20-30 minutos ou até que o topo da torta doure e o recheio esteja firme.
A torta é deliciosa tanto quente quanto em temperatura ambiente.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – tampadinho com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem espesso – leve à geladeira para ficar mais cremoso ainda)

Rend.: 4 porções

14 comentários:

Sabrina Romano disse...

Nossa, que torta linda; e como eu amo escarola... Quando trabalhava fora, sempre levava o meu almoço, pelos mesmos motivos que você, e até hoje mando algo para o Ebraim, que tem pavor de ficar comendo porcarias caras e ruins. Descobri que o jeito mais prático de fazer torta para carregar por ai é prepará-la em ramequins; comprei vários e separo um dia para preparar tortas e quiches. Elas podem ir direto para o forno, ou descongelar na geladeira para serem comida no trabalho, no dia seguinte. Outra coisa que ele adora, porque sustenta e é prático para comer, são sanduíches feitos com pão integral, queijo, tomate sem a parte do meio e tudo o que a imaginação permitir, como abobrinha ou berinjelas na chapa, rúcula, pastinhas como homus, baba ou tapenades... Ele tem um vidrinho com azeite e sempre carrega uma faquinha e um molho de pimenta para temperar. Quando tenho algum molho especial preparado, como o tarator, mando em um vidrinho pequeno, como de extrato de baunilha. Para "complementar", bolinhos, castanhas, laranja, tirinhas de goiabada... Para fugir do pão de queijo mequetrefe da rua, sempre saio com um potinho de castanhas, ou um pãozinho na bolsa! Até a minha mãe, que trabalha fora o dia todo, depois de não aguentar mais reclamar das porcarias que vendem no hospital, aderiu à lancheira e sempre leva um bolinho e uma fruta para o lanche. Bjs

Sabrina Romano disse...

Ah, só para constar, tirando as camisas floridas de manga curta, o George Clooney está totalmente irresistível nesse último filme...

Fê Dayrell disse...

A torta esta linda e muito apetitosa, estou levando a receita.
Só fiquei com um dúvida é 01 colher de chá de leite mesmo?
Bjo

Ana disse...

Esta quiche está com aspecto maravilhoso :)

Beijinhos

Anônimo disse...

Olá, tudo bem?
Seu blog é lindo, e ate hoje nao fiz uma receita sua que nao tenha dado certo! Parabéns, e obrigada por adoçar as nossas vidas!
Uma duvida, nao tenho processador, posso mexer a massa na mão ou na batedeira?
Bjs
Carol

Unknown disse...

Ah, eu amo tortas...

Suas receitas são irresistíveis!

Adoro todas!

Bjs!

Ameixinha disse...

Tenho optado pelas tortas/quiches sempre que tenho que almoçar fora de casa. Acho-as muito boas à temperatura ambiente, mesmo quando estamos a enfrentar frentes frias, como agora :)

Valeria disse...

Que tentador!!!
Bjs
Valéria
Papos de Anjo

Anônimo disse...

Ô Patrícia, vc não é casada não?! ;)
Vc é o máximo!!! Tb eu sou louca por filme e livro de culinária, para nem falar de tartes!!!
E da última x vc me perguntou como eu estava, tudo bem aqui pelo norte, obg!!! Tivemos -30 e a solucão foi fazer muito bolinho gostoso para acompanhar todo o chá k bebi para me aquecer!!!
Beijo,
Marisia Batista Ramström
Örnsköldsvik

tatiane disse...

Pat, que linda sua torta, eu adoro escarola - pena que em casa tenho que comer tudo sozinha :(
Quando estou mais inspirada, faço o dobro da massa de torta e deixo congelada para alguma coisa de última hora.
beijão, querida

Renata disse...

Pat, ainda bem que temos agora uma ajudante que faz o almoço aqui.. Não aguentava mais almoçar fora, além do custo altíssimo ainda tem o fato de não sabermos como tudo é preparado! Tua torta parece ótima, a combinação com salame deve ser maravilhosa!

Beijoca!

Patricia Scarpin disse...

Sá, fazê-las nas forminhas de muffin também deve dar super certo pra levar de marmitinha. :)
Adorei todas as suas dicas, querida, obrigada!
xx

Fê, talvez vc precise de mais leite, vai depender da textura da massa.

Carol, batedeira não dá certo, mas a massa pode ser feita na mão, sim.

Debora disse...

Patricia, passei pra dizer que fiz a torta e ficou deliciosa! Minha forma era pequena e nao deu pra colocar salame, mesmo assim deu super certo :-) bjs

Patricia Scarpin disse...

Oi, Debora! Que bom que a receita deu certo e você gostou da torta, fico feliz! Obrigada por vir até aqui me contar, beijo!